/esg

Responsabilidade: ESG Marbrasa

O Manual de boas práticas ESG Marbrasa surgiu com o objetivo de positivar nossas ações de sustentabilidade. Como premissa, os fundadores e a Diretoria, vem realizando diversas ações ambientais, sociais e de governança ao longo da história da empresa.

Essas ações, refletem a cultura da empresa e impacta no ecossistema e nos stakeholders. Para tanto, estabelecemos um comitê permanente de Sustentabilidade com foco nos três pilares ESG para que tenhamos um legado consistente de nossas ações e o quanto elas impactam na sociedade, em nossos colaboradores e nas futuras gerações.

Ambiental

/Prêmio Biguá

No dia 20/10/22, participamos da cerimônia de premiação do Prêmio Biguá de Sustentabilidade (Edição Noroeste), promovida pela TV Gazeta ES. Concorremos com o projeto Reserva Ambiental Camilo Cola, na categoria empresas privadas, no qual alcançamos a segunda colocação.

O Prêmio Biguá de Sustentabilidade foi instituído pela Tv Gazeta Sul em 2012, e a partir de 2021 foi integrado na Tv Gazeta Norte e Noroeste, com objetivo de divulgar, incentivar e valorizar ações de recuperação e preservação dos recursos naturais, realizadas por diversos atores da sociedade, despertando as pessoas para a importância do uso consciente e sustentável do meio ambiente.

/Reserva Ecológica Camilo Cola

Está localizada em São Gabriel de Baunilha/ES, nas proximidades da Pedreira do Preto São Gabriel. Além de possuir um cinturão verde com várias espécies de árvores da Mata Atlântica, possui um banco de sementes, nascentes e lago, em total sintonia com o meio ambiente. A área total possui 258 ha e através das ações de mitigação, preservação e replantio, está se tornando uma floresta importante para a região. A reserva Camilo Cola conta ainda com uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Colatina para visitação de grupos escolares.

No dia 28/04, inauguramos, em São Gabriel de Baunilha (Colatina/ES), a Reserva Ambiental Camilo Cola, que leva o nome do fundador da empresa. O evento contou com a presença de diversas autoridades locais, colaboradores da empresa e parceiros que ajudaram na consolidação do projeto.

A Reserva Ambiental, está inserida em uma área de 270 ha, sendo 74% de proteção integral e 26% de uso sustentável. São 100 ha totalmente reflorestados, como compensação ambiental, e outros 100 ha estão sendo reflorestados por iniciativa da empresa. Existe, ainda, uma reserva legal de 80 ha, que será aumentada à medida que fragmentos florestais isolados forem conectados através de reflorestamentos e formem novos corredores ecológicos. Além de possuir um bosque de árvores da espécie Sapucaia, que em tupi significa “fruto que faz saltar os olhos”, foram replantadas várias espécies nativas durante anos, tendo, inclusive, um viveiro de sementes. Nos estudos mais recentes, foram encontradas espécies como o cachorro-do-mato e o macaco barbado – descobertas que salientam o impacto positivo da recuperação.

Outra conquista da Reserva, foi a inserção oficial nas áreas de Pesquisa do Projeto Regenera Brasil, um programa do Governo Federal, que avalia diferentes técnicas de restauração florestal e dados ambientais local.
Recentemente, a Marbrasa montou um time multidisciplinar para tratar dos projetos ESG de forma mais ampla e colaborativa. Várias ações de sustentabilidade estão sendo implementadas indo de encontro as boas práticas ambientais, sociais e de governança de mercado.

/Reserva Maria Ortiz

A Reserva Maria Ortiz esta em meio a uma estrutura de terraplanagem no distrito de São Gabriel de Baunilha. A mini reserva florestal foi idealizada pelo empresário Camilo Cola, antes mesmo de qualquer construção física Nessa área foram plantadas espécies da Mata Atlântica, todas catalogadas e identificadas através de placas com o nome cientifico. Vale a pena visitar esse pulmão verde.

Social

/Campanha Lixo Eletrônico

Todo equipamento ou material eletrônico controlado pela TI da Marbrasa e que não pode mais ser utilizado ou reaproveitado é destinado ao descarte eletrônico ecologicamente correto através de um processo eventual, de acordo com o volume acumulado, em conjunto com o setor de meio ambiente.Faz alguns anos que também fizemos uma parceria interna entre os setores de TI, Meio Ambiente e Marketing para realizarmos uma campanha para demais áreas, recolhendo também pilhas, baterias, calculadoras, dentre outros equipamentos, aumentando o volume de material recolhido para descarte ambientalmente correto.

Essa campanha reforça o nosso compromisso com o meio ambiente e também tem como objetivo alertar sobre a forma correta de destinação deste tipo material. Além desta ação interna realizada pela Marbrasa a prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim também realiza uma campanha anualmente, ficando como recomendação para destino do material que temos em casa

/RochAtiva

A Marbrasa é parceria do RochaAtiva que possui vários projetos sociais de apoio a população mais fragilizada.

/Gappci

Em parceria com o Hospital Evangélico de Cachoeiro, a Marbrasa participa de um apoio social para as vítimas de câncer do Município, apoiando inclusive campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul em prol dos colaboradores e da sociedade em geral.

/Kit Bebê

A partir do 6° mês de gestação, nossas colaboradoras gestantes, bem como o colaborador, cuja esposa esteja em período gestacional, tem direito ao benefício  kit Bebê

/Campanha Tampinha Solidária

Nos meses de Outubro e Novembro a Marbrasa apoia as Campanhas  Outubro Rosa e Novembro Azul cujo objetivo principal é a valorização da vida, por meio da conscientização sobre a necessidade da detecção precoce do câncer de Mama e Próstata. Tais campanhas já são  tradicionais em nossa região, sendo desenvolvida ininterruptamente pelo GAPCCI (Casa de apoio ao Câncer em parceria com Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim), desde 2010, ao qual a Marbrasa patrocina com êxito todas as ações.

/Campanha Outubro Rosa / Novembro Azul

Nos meses de Outubro e Novembro a Marbrasa apoia as Campanhas  Outubro Rosa e Novembro Azul cujo objetivo principal é a valorização da vida, por meio da conscientização sobre a necessidade da detecção precoce do câncer de Mama e Próstata. 

Tais campanhas já são  tradicionais em nossa região, sendo desenvolvida ininterruptamente pelo GAPCCI (Casa de apoio ao Câncer em parceria com Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim), desde 2010, ao qual a Marbrasa patrocina com êxito todas as ações.

Governança

/LGPD

Como premissa básica da Marbrasa, a proteção dos dados sensíveis ou não de seus clientes e colaboradores é um valor que não abrimos mão. Por isso, estamos em fase de implantação, alinhado com a Lei de Proteção de Dados, vários projetos internos visam esse olhar crítico na tratativa dos dados pessoais. Planejamento, entrevistas com as áreas de negócios, avaliação técnica-jurídica fazem parte do escopo do projeto e na gestão da proteção de dados no universo Marbrasa.

/Sustentabilidade Evolucional

O projeto sustentabilidade evolucional tem como objetivo mapear o processo sucessório, nos vários departamentos da empresa como forma de trazer a perpetuidade da empresa, além de integrar os diversos departamentos de forma coesa e com objetivos comuns.

/Relatório de Transparência e Igualdade Salarial
de Mulheres e Homens

Vamos nos conectar.

Siga a Marbrasa nas Redes Sociais e acompanhe as inspirações, aplicações e novidades do setor de rochas ornamentais.