/Blog

Acabamentos de Superfícies

Com a evolução das tecnologias e ferramentas do setor de rochas, foi possível oferecer outros tipos de acabamento de superfície muito além do polido, os acabamentos descritos abaixo podem ser aplicados em Quartzitos, Mármores, Granitos, Tomaremos como base o Preto São Gabriel, um material clássico super versátil, tanto em aplicação quanto em acabamentos de superfície, confira alguns exemplos;

Podemos pontuar um acabamento da fase do processo de serrada onde o material tem sua superfície bruta, pouco usada, mas já compõe alguns projetos criativos onde se deseja atingir um aspecto mais rústico, muito indicado para áreas externas, não havendo impedimentos de usar na parte interna também vai da criatividade e do objetivo do projeto, sua superfície tem aspecto rugoso mais regular, o que conhecemos na indústria como material bruto.

Ainda nessa linha temos o acabamento Flameado, uma técnica que usa maçarico em alta temperatura para se adquirir um aspecto rugoso de pouca regularidade na chapa, podendo ser feito no material bruto ou no material polido, no material polido o mesmo apresentará um aspecto brilhoso bem interessante, muito indicado para projetos externos, também não tem contraindicações para uso interno. Seguindo na mesma ideia tem o jateado que ira oferecer um efeito mais rugoso, porém mais regulares e o Apicoado que oferece um aspecto bem irregular com uma rusticidade bem particular do processo, ideal para áreas, molhadas de grande circulação.

Avançando nos processos temos o escovado que irá propiciar uma textura que se assemelha ao couro hora mais profunda hora superficial, dependendo das particularidades de cada processo sua indicação de instalação será áreas externas e internas. Uma variação bem interessante e que está bem em alta é o acabamento acetinado que oferece um acabamento de superfície liso, porém fosco, uma textura bem interessante para se trabalhar com mármores por exemplo.

Nessa linha ainda temos o acabamento Levigado onde nesse processo a superfície da chapa se encontra totalmente regularizada com efeito fosco, indicado para áreas internas podendo ser aplicado em áreas externas com ressalvas, pois tem baixa aderência, nessa fase de acabamento, para um piso, por exemplo, com incidência de água é um ponto de atenção, bem como, seus poros não estão totalmente fechados pelo processo de polimento dependendo da aplicação necessitaria de impermeabilização ou hidrofugação.

Podemos ainda oferecer o acabamento Grafitado e Ripado podemos considerar esse acabamento uma personalização na superfície da chapa, que pode estar-nos mais variados acabamentos de superfícies aqui citados, esse acabamento pode ser realizado em uma enorme variedade de rochas, no mármore fica um espetáculo.

Finalmente chegamos ao acabamento mais comum do ramo, o acabamento polido, que se dividi em acabamento polido resinado e polido direto. No acabamento polido resinado a chapa recebe um tratamento com resina epóxi em sua face de modo a regularizar pequenas imperfeições, realçar cor, entre outras características mecânicas mais especificas, oferecendo assim um fechamento melhor da porosidade do material, já o acabamento polido direto, como o próprio nome sugere o material sai do estado bruto para uma superfície polido de ótima regularidade, brilho e cor, porém o resultado de fechamento dos poros e realce da cor comparada ao resinamento é menor. Ambos oferecem aplicações internas de qualidade, nas aplicações externas deve ser avaliado o projeto, pois dependendo da intensidade das intempéries irá precisar de aplicação de algum agente protetor e uma manutenção mais frequente garantindo a longevidade do acabamento entregue no projeto.

Esses são os acabamentos mais usados pelo setor, e se tratando de material, o Preto São Gabriel com certeza é um dos mais versáteis, temos outros acabamentos menos comuns ou mais  personalizados que com muita criatividade podem ter entregas espetaculares.

Leia
também